Associação

Associações são um grupo de pessoas que se unem por um mesmo objetivo, ou seja, precisa ter o mesmo proposto mesmo coração.  A partir de uma assembleia ou uma reunião formalizam de legalmente qual serão o modo de funcionamento, local, sede social área de atuações na sociedade, quem serão seus associados, suas regras, forma de captação de recurso, formas como vão se manter, parcerias públicas e privadas.

 O documento legal é o e estatuto registrado em cartório. Não a necessidade de ter um patrimônio ou capital para começar. A fiscalização das atividades é realizada pelos próprios associados que devem seguir todas as normativas presente no estatuto.  As associações, fundações e Institutos, não possuem finalidade lucrativa, são instituições de natureza jurídica que tem o objetivo de realizar uma mudança social, impacto relevante a sociedade e os seus associados.

As arrecadações e receitas são destinadas única e exclusivamente ao patrimônio da própria instituição. As associações podem serem abertas através de duas ou mais pessoas. As associações são reconhecidas pela Lei 10.406/02.

Abaixo estão os tipos de associações mais comuns:

  •  ASSOCIAÇÕES FILANTRÓPICAS: Casas beneficentes, casas de recuperação, abrigos, albergues, orfanatos, asilos.
  • ASSOCIAÇÕES SOCIAIS: Moradores, clube de amigos, fã clube, marcas famosas, produtos, condomínios, moradores, clube de amigos, clube do livro, clube do aplicativos, clube de tecnologia, troca de brinquedos, clube turismo, decoração, habitação, experiências regionais, entretenimento etc.
  • ASSOCIAÇÕES EM DEFESA DA VIDA: Associação de proteção pessoas, direitos sociais, doação de Sangue, doação de alimentos, bem ou serviços voluntários, associação do meio ambiente, política, partidos.
  • ASSOCIAÇÕES CULTURAIS: Associação musical, teatros, eventos, ingressos, artesãos.
  • ASSOCIAÇÕES CLUBE DE ASSINATURAS: veganos, orgânicos, apreciadores, destilados, cerveja clube do vinho, clube de café, queijo, chocolates, clubes/associação de alimentos, gastronomia, churrasco, vegetarianos clube de beleza, gestante e bebê.
  • ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS: Clube de futebol, Xadrez, Golf, jogos, games online.
  • ASSOCIAÇÕES DE CLASSE: Advogados, comerciários, consumidor, empresários, autônomos, motoristas, artistas, médicos, administradores, contadores, prestadores de serviços, etc.
  • ASSOCIAÇÕES DE CLUBES DE VANTAGENS E DESCONTOS:  Milhas, promoções, parcerias, cupons, prêmios, sorteios, créditos, brindes, compras coletivas.
  • ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS: igrejas e religiões, eventos, cultos.
  • ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO: Proteção veicular, proteção à saúde, assistência medica, hospitalar.

Quer saber mais sobre associações? Baixe nosso eBook!

Nossa 5ª Edição de Ação social “CRESCER JUNTOS” já está funcionado. Quer saber mais sobre como receber ISENÇÃO NA DOCUMENTAÇÃO INICIAL? Entre em contato agora mesmo com a nossa contabilidade.