Utilizar a DRE para definir as estratégias de negócio de uma empresa pode ser essencial para entender cada etapa que compõe o resultado líquido da organização. Isso pode ser feito por meio de um confronto das receitas, custos e despesas levantados, o que resulta em informações relevantes para as tomadas de decisão.
Desse modo, a gestão empresarial pode avaliar o desempenho geral da empresa, além de verificar também a eficiência de cada gestor em obter bons resultados em seus respectivos setores.
Além disso, a DRE também possibilita que o governo avalie se os impostos foram devidamente calculados, analisando se o lucro que foi declarado na DRE bate com os lucros declarados pelos sócios no Imposto de Renda.
O Que Deve Constar Na DRE?
É preciso entender todos os itens que devem constar na declaração antes de fazer a análise de DRE. É importante destacar que todas as receitas, custos e despesas devem ser adicionados ao documento na data em que ocorreram. Veja a seguir os dados que devem constar na declaração:
- Receita de vendas: aqui deve ser apresentada toda a receita gerada pela venda de produtos, a prestação de serviços ou o recebimento de royalties;
- Deduções e impostos: são os descontos que foram oferecidos, além dos abatimentos em impostos relacionados diretamente com as vendas, como é o caso do ICMS;
- Receita líquida: outro item que deve estar na declaração é a receita líquida, que é obtida por meio da subtração da receita de vendas das deduções;
- Custo Variável (CPV ou CMV): o Custo de Produtos Vendidos, o Custo de Mercadorias Vendidas e o Custo dos Serviços Prestados também aparecem no DRE. Trata-se dos gastos relacionados à fabricação de produtos, compra de mercadorias ou gastos envolvendo prestação de serviços;
- Margem bruta: pode ser obtida ao subtrair a receita líquida dos Custos Variáveis e é muito importante para as organizações;
- Despesas variáveis: Outro item importante são as despesas variáveis que consistem em valores que mudam conforme fatores externos. É o exemplo do frete de entrega de pedidos, combustível, entre outros. Essas despesas não estão relacionadas com a produção;
- Margem de contribuição: é composta pela margem bruta menos as despesas variáveis,
- Resultado do exercício: equivale aos lucros ou aos prejuízos verificados depois do lançamento de todas as receitas e despesas listadas anteriormente.
Como Fazer A Análise De DRE?
Após entender a estrutura da declaração DRE, é possível falar mais sobre como ela é feita na prática. Existem alguns modelos que podem ser seguidos, veja a seguir:
Análise Vertical
A análise vertical pode ser utilizada para entender qual o percentual que representa cada conta de custos ou despesas se comparada à receita bruta. Desse modo, é possível acompanhar os percentuais e verificar se permanecem estáveis e conforme o esperado.
Caso não estejam estáveis, é possível verificar quais itens estão gerando impacto além do que deveriam sobre os resultados. Assim, o gestor poderá fazer os ajustes necessários para estabilizá-los.
Análise Horizontal
Já a análise horizontal ajuda na identificação da proporção entre aumento e diminuição de fatores como receitas, custos e despesas ao longo do tempo. Nesse modelo, é possível fazer a comparação dos resultados do mês atual em relação ao mês anterior.
Dessa forma, é possível monitorar de forma mais eficiente a produtividade e a rentabilidade da organização, entendendo se há uma melhora nos resultados ou não.
DRE Planejado X Realizado
Com o DRE Planejado X Realizado é possível visualizar se as metas planejadas estão sendo alcançadas. Dessa forma, identifica-se se esses fatores estão se desviando muito do esperado e medidas mais severas precisam ser adotadas pela companhia.
Para isso, é preciso criar uma coluna na declaração e fazer a comparação dos resultados planejados e dos resultados realizados. É preciso se basear nas mesmas estruturas que você utilizou para elaborar as projeções.
Indicadores De Desempenho
A partir da declaração também é possível obter indicadores de desempenho para que seja possível efetuar uma gestão mais assertiva. Alguns exemplos de KPIs são: faturamento bruto, ticket médio, lucratividade, entre outros.
Com esses indicadores é possível monitorar o progresso do seu negócio, identificando oportunidades de aprimoramento e mantendo estratégias que estão dando resultado.
Como A Tecnologia Pode Ajudar O Setor Financeiro?
Para tornar os processos do setor financeiro mais eficientes, é possível contar com um sistema de gestão ERP. Esse software se adequa às necessidades da sua empresa e possui funcionalidades que auxiliam em atividades como emissão de nota fiscal, gestão financeira e muito mais!
Entenda mais sobre o que é DRE e qual a importância deste documento para sua empresa. Veja os modelos de análise DRE e qual o melhor para seu negócio. O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é muito utilizado na contabilidade para analisar o desempenho financeiro de uma empresa, já que permite fazer o acompanhamento dos resultados mês …